5 30 Ideias
IDEIA SELECIONADA
Projeto CHECK IN Entrada para o Sucesso - E6G Nome do/a Técnico/a Joana Vieira Nome do/a Responsável Ana Cristina Fernandes de Sousa PARTICIPANTES Ana Cristina Fernandes de Sousa Diogo Manuel Gonçalves Cunha

Be sweet – No Sugar

Eixo de Intervenção a que se candidata Eixo I - Muda-te Qual será o local de implementação da ideia? O local de implementação será uma sala afeta ao projeto CHECK IN e a sua cozinha pedagógica; Local da conferência de divulgação e Lançamento da Marca – Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Qual é a área de atividade em que a ideia se insere? Gastronomia O que é a Ideia? Lançamento d marca de doces p diabéticos e posterior criação d negócio social de confeção d doces.3 passos:1)Organização conferência diabetes e cuidados alimentares,c a presença de nutricionistas e profissionais de saúde;2)Lançamento da marca BE SWEET-NO SUGAR na conferência,sendo q a marca será apadrinhada por chef de cozinha;3)Dinamização d negócio social p confeção de doces p diabéticos sob a chancela da marca,dinamizado p jovens d projeto CHECK-IN, promovendo a sua inclusão socioprofissional A quem se dirige a Ideia? O público-alvo do nosso projeto são pessoas com diabetes e suas famílias, podendo ainda ser extensível a um público mais amplo. Que Problema visa resolver? Falta de oferta de doces p pessoas c diabetes,q se encontram limitadas ao nível d consumo d doces, sendo q caso desejem optar p uma sobremesa sem açúcar, a mesma é praticamente inexistente no mercado.Assim, pretende-se resolver o problema da falta de oferta,melhorando hábitos de consumo de doces.A dinamização d negócio social visará promover o empreendedorismo e a sustentabilidade d jovens do CHECK-IN em situação carência económica,uma vez que as vendas reverterão a favor destes Que mudanças visa promover com a implementação da ideia? - Maior sensibilização/informação para a temática da diabetes, nomeadamente ao nível das questões alimentares relativas ao consumo de doçaria e sobremesas; - Existência de oferta de uma marca portuguesa no mercado de doces sem açúcar, especialmente pensada para a população com diabetes; - Sustentabilidade a curto prazo de jovens em situação de carência socioeconómica através das receitas da dinamização do negócio social BE SWEET – NO SUGAR Que recursos serão necessários para por a Ideia em prática? Recursos Físicos e Materiais: Espaço para organização do evento; Material de divulgação do evento; Cozinha para confeção dos produtos da BE SWEET–NO SUGAR; Consumíveis e material de cozinha afeto à produção dos doces; Recursos Humanos: Técnica d cozinha com know-how acerca da confeção de doces para diabéticos; Ajudante de cozinha; Chef de cozinha voluntário/ para apadrinhar a ideia da marca; Nutricionista voluntário/a para apoiar a confeção de acordo com as exigências alimentares necessárias Que parceiros serão envolvidas na implementação da Ideia? Norquali, Lda – Higiene e Segurança Alimentar; Câmara Municipal de Gaia; Stevia Lusa – Marca de um adoçante adequado para diabéticos Associação de Jovens Diabéticos em Portugal Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal Sociedade Portuguesa de Diabetologia Escola Internacional de Hotelaria Qual o papel e contributo dos parceiros na implementação da Ideia? Norquali,Lda–apoiar na supervisão ao nível da higiene e segurança alimentar CM Gaia–Cedência de espaço para Conferência e lançamento da Marca;Divulgação; Stevia Lusa–Cedência de produtos para confeção dos doces;Apoio ao nível da divulgação. Associações–Consultores do projeto;Apoio no levantamento de necessidades do diabético; Divulgação IDIS-Consultores do projeto ao nível dos doces a confecionar;Apoio ao nível da cedência da cozinha; Apoio logístico ao nível da organização do negócio social De que forma a ideia se distingue de outras ideias já existentes? Mediante o levantamento feito, não existe nenhuma outra marca de doçaria especialmente direcionada para pessoas com diabetes, que possa ser consumida por todas as pessoas; Em paralelo, não se verifica a existência de nenhum outro negócio social dinamizado por jovens em situação de vulnerabilidade social que vise a confeção especializada de doçaria para pessoas com diabetes. Como é que a ideia irá continuar em funcionamento após o término do financiamento MUNDAR? A sustentabilidade da ideia assenta na dinamização do negócio social, cuja rentabilidade deverá apoiar a dinamização do projeto após o término do financiamento. O projeto terá uma vertente pedagógica associada, o que permitirá a sua continuidade através do trabalho e empenho dos jovens do Projeto CHECK IN. O projeto poderá ainda recorrer a alguns voluntários, que apoiarão a sua dinamização. De que forma será agendada a implementação da ideia? O agendamento da implementação da ideia, será estruturado em quatro fases: 1ª Fase – Desenho da marca; Escolha da linha de doces pioneira para o lançamento; Dinamização da fase de testes dos doces; Angariação do Chef de cozinha e do nutricionista mentor; Angariação de outros parceiros (Janeiro – Abril 2017) 2ª Fase – Organização do Evento/ Lançamento da Marca (Maio 2017) 3ª Fase – Dinamização do negócio social BE SWEET – NO SUGAR (junho 2017 - …) De que forma será divulgada a ideia? A divulgação da ideia será realizada da seguinte forma: - através da apresentação do Plano de Atividades no CLAS de Vila Nova de Gaia,por parte do IDIS enquanto instituição que integra este órgão concelhio; - através dos parceiros do projeto; - através do Chef de cozinha e nutricionista que “apadrinharam” o projeto; - através de reportagens e publicações nos Medias (jornais e rádios); - através de flyers distribuídos pelos jovens do projeto; - através das redes sociais

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Despesas Materiais (consumiveis) 1 200 Utensilios de Cozinha 200 Eletricidade 300 Água 180 Chef de Cozinha 600 Nutricionista 600 Espaço (Cozinha) 600 Espaço (Auditório) 200 Produção de Flyers 400 Anúncios nos Media e Redes Socias 350
Solicitado ao Mundar 2150 Apoios Locais Assegurados 2480 Verba por Angariar 0 Orçamento Global do Projecto (1+2+3) 2500
Outros Elementos
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