25 30 Ideias
IDEIA SELECIONADA
Projeto P@ssport'IN - E6G Nome do/a Técnico/a Marta Sofia Paiva da Costa Andrade Nome do/a Responsável Daniel Alexandre Pinto Oliveira PARTICIPANTES Jessica Filipa Ribeiro Moreira Bruna Filipa da Costa Ramos

Sabores do Crasto

Eixo de Intervenção a que se candidata Eixo I - Muda-te Qual será o local de implementação da ideia? Numa fase inicial, os jovens pretendem fazer a promoção, distribuição e comercialização dos produtos à população residente na freguesia de S. Cosme, tendo como objetivo o posterior alargamento ao concelho de Gondomar. Qual é a área de atividade em que a ideia se insere? A ideia insere-se na Gastronomia, área que se integra no turismo cultural. O que é a Ideia? É a comercialização de produtos artesanais confeccionados pelos jovens. Numa fase inicial de produção, serão confecionadas bolachas e compotas artesanais. Após a divulgação dos produtos junto dos habitantes da freguesia, pretende-se a criação e confecção da bolacha de Gondomar com receita e design próprios, em parceria com entidades que compõem o consórcio do Projeto P@ssport’IN E6G. Posteriormente, é pretensão da equipa o registo de uma marca designada “Sabores do Crasto” A quem se dirige a Ideia? Numa primeira fase de promoção e comercialização, o público-alvo são os habitantes da freguesia de S. Cosme, localidade onde está situado o Conjunto Habitacional do Monte Crasto, tendo como objetivo alargar a divulgação e comercialização dos produtos ao território do Município de Gondomar. Futuramente, prevê-se que os produtos sejam difundidos nas zonas limítrofes do concelho, de forma a promover o mesmo. Que Problema visa resolver? Com o “Sabores do Crasto” pretende-se, inicialmente, a sua divulgação positiva no Conjunto Habitacional do Monte Crasto junto do município. Com esta ideia, os jovens, que cresceram num meio vulnerável, serão impulsionados a reconhecer o seu talento e a serem igualmente valorizados. Consequentemente, e uma vez que a gastronomia tem vindo a assumir uma importância cada vez maior como um produto de turismo cultural, o concelho de Gondomar será também promovido. Que mudanças visa promover com a implementação da ideia? Esta ideia pretende desenvolver as competências de relacionamento interpessoal e autonomia dos jovens, e acima de tudo fomentar o espirito de iniciativa, criatividade e de empreendedorismo dos mesmos. Com o desenrolar deste projeto, prevê-se que os jovens possam apostar na sua formação e criar o seu próprio negócio, garantindo assim um lugar no mercado de trabalho. O factor inovação desta ideia está presente na criação de uma bolacha original, com receita e design próprios. Que recursos serão necessários para por a Ideia em prática? Recursos humanos- três elementos que constituem a equipa. Recursos físicos- utilização da cozinha da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar para a confeção dos produtos. Recursos materiais- eletrodomésticos, utensílios de cozinha e mercearia para a criação de um espaço de cozinha, na sede do Projeto P@ssport’IN E6G, com o objetivo de testar várias receitas dos produtos. Recursos formativos- formação relacionada com confecção de bolachas e compotas; técnicas de venda e negociação; HACCP. Que parceiros serão envolvidas na implementação da Ideia? Na implementação da ideia estarão envolvidos os seguintes parceiros: ActualGest - Formação Profissional; Centro Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojaria (Cindor); Geoclube - Associação Juvenil de Ciência, Natureza e Aventura e Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar. Qual o papel e contributo dos parceiros na implementação da Ideia? A Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar disponibilizará uma cozinha, equipada de acordo com as normas da HACCP, para a confecção dos produtos. A ActualGest irá colaborar na criação da receita da bolacha de Gondomar. O Cindor irá projetar e executar a forma da bolacha de Gondomar. O Geoclube colaborará com os jovens na criação da imagem da marca “Sabores do Crasto”, assim como de um website e flyers que promovam a divulgação dos produtos. De que forma a ideia se distingue de outras ideias já existentes? Considera-se que esta ideia se distingue como inovadora pela criação da bolacha de Gondomar: uma bolacha com receita original, que terá como base o fruto seco noz, típico do concelho, e um design único com a forma do coração de Gondomar, imagem que caracteriza a região. Como é que a ideia irá continuar em funcionamento após o término do financiamento MUNDAR? Numa fase inicial de implementação do projeto, parte das receitas angariadas serão utilizadas para a aquisição de materiais necessários à confeção dos produtos que constituem o cabaz. As restantes serão reservadas para que, no final do financiamento, após a divulgação da marca e consequente angariação de clientes, a equipa tenha condições de arrendar um espaço próprio para manter a produção e comercialização dos produtos, prevendo-se assim que o projeto se torne auto-sustentável. De que forma será agendada a implementação da ideia? Jan-Mar:Criação da receita, forma, marca, logótipo e website para divulgação dos produtos;Abr: aquisição de material e frequência em formação relacionada com a confeção de bolachas e compotas;Mai-Jun confeção, promoção e comercialização porta-a-porta dos produtos (bolachas artesanais e compotas) junto dos habitantes da freguesia de S. Cosme;Jul-Set:confeção da bolacha de Gondomar, apresentação e comercialização desta e dos outros produtos às entidades e famílias do concelho De que forma será divulgada a ideia? Uma vez que a internet tem sido um meio de comunicação muito utilizado para fins pessoais e profissionais, está prevista a utilização das redes sociais e a construção de um website com o objetivo de promover os produtos confecionados artesanalmente. A equipa conta também com os parceiros que integram o consórcio do Projeto P@ssport’IN E6G para a divulgação do “Sabores do Crasto”.

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Despesas Registo da marca 130 Proteção do design da bolacha 105 Frigorifico 260 Mini forno 200 Balança de cozinha digital 45 Batedeira 45 Varinha Mágica (conjunto trituradora,picadora e varinha) 80 Pincel pasteleria 2 Rolo de pasteleria de silicone 8 Batedor de varas de silicone 3 Colher de poliamida 3 Formas corta-massas (14 unidades) 6 Frascos 5 Ovos (40 unidades) 60 Farinha de trigo 20kg 20 Açucar 40kg 40 Natas 20 Fermento em pó 10 Canela moída 10 Miolo de noz (6kg) 150 Gengibre moído 15 Abobora menina 60kg 60 Chocolate em pó (6kg) 50 Chocolate para culinária (4kg) 40 Canela em pau 20 Leite condensado 30 Manteiga 45 Leite UHT meio gordo 10 Farinha Maizena 25 Limão (20kg) 50 Sal de mesa fino 5 Açucar em pó (5kg) 150 Papel vegetal 20 Máquina plastificadora 60 Rolo de papel celofane 70 Guilhotina A4 45 Caixa de 30 laços 80 Ráfia 35 Papel autocolante transparente 35 Saco de pasteleiro 10 Formação/workshop de bolachas 50 Formação/workshop de biscoitos 70 Formação/workshop de compotas 35 Formação/workshop técnicas de vendas 175 Formação HACCP 95
Solicitado ao Mundar 2492 Apoios Locais Assegurados 800 Verba por Angariar 0 Orçamento Global do Projecto (1+2+3) 2500
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