27 30 Ideias
IDEIA SELECIONADA
Projeto Take.it (Talentos e Artes com Kreatividade e Empreendorismo) - E6G Nome do/a Técnico/a Pedro Salvador Nome do/a Responsável Claudino Varela Brito PARTICIPANTES José Carlos Avelino Iuri Lima Tavares

Somos Torre

Eixo de Intervenção a que se candidata Eixo II - Muda a tua comunidade Qual será o local de implementação da ideia? O local de implementação será o Bairro da Torre em Cascais. A escolha justifica-se por ser a comunidade em que habitamos e por queremos desenvolver um projeto já dinamizado de requalificação urbana. O impacto esperado será a quebra do estigma social, pois o Bairro encontra-se vandalizado com tag´s. Qual é a área de atividade em que a ideia se insere? Requalificação urbana, turismo social e empreendedorismo. O que é a Ideia? Foi realizada uma galeria de arte urbana no bairro que gostaríamos de potenciar. O objectivo é tratar de mais uma empena que se encontra em estado degradado e valorizar a galeria. Por outro lado organizar e melhorar a experiência de visitas guiadas, com a criação de conteúdos multimédia e aquisição de aparelhos áudio disponibilizados aos visitantes através de um aluguer, turistas jovens e adultos, nacionais ou estrangeiros, interessados em arte urbana. Isto vai trazer novos públicos ao bairro. A quem se dirige a Ideia? O público alvo foca-se em público de todas as idades, que tenham interesse em arte urbana. Desde jovens de escolas, instituições sociais, grupos de turistas que visitam Cascais e parceiros institucionais e empresas. Por fim valorizar o comercio local (novos publicos) e toda uma comunidade, com a recuperação de patrimonio de todos e a sua autoestima. Que Problema visa resolver? O estigma social que o Bairro da Torre carrega e a degradação do espaço público, nomeadamente das fachadas dos edifícios. Que mudanças visa promover com a implementação da ideia? Aumentar a autoestima dos residentes do bairro da Torre, aumentar o comercio local (restauração, cabeleireiros, venda de t-shirts), recuperação do espaço urbano vandalizado, dotar de maior qualidade um serviço de visitas guiadas constituídas por jovens residentes, permitindo a angariação de fundos para a manutenção das pinturas existentes e criação de novas. Que recursos serão necessários para por a Ideia em prática? Para implementar a ideia necessitamos de tintas, uma plataforma elevatória, rolos, sprays e material de pintura diverso. Gravador digital, leitores de mp3 e headphones e material de captação áudio. Material de serigrafia para realizar t-shirts (para o staff e a serem vendidas). Que parceiros serão envolvidas na implementação da Ideia? Câmara Municipal de Cascais, Take.it.E6G e Junta de Freguesia de Cascais e Estoril. Qual o papel e contributo dos parceiros na implementação da Ideia? Os parceiros irão dar suporte logístico, nomeadamente na emissão de licenças e autorizações. Ambos os parceiros se comprometeram na divulgação das iniciativas do grupo SomosTorre, como o anuncio de visitas e ou outras ações pertinentes. De que forma a ideia se distingue de outras ideias já existentes? As visitas guiadas irão ser dinamizadas por jovens da Torre, que estiveram envolvidos no projecto, e que irão passar por um processo de capacitação e desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Além do mais, as verbas geradas com as visitas irão servir para fazer a manutenção das obras da Galeria de Arte Urbana e/ou produzir novas obras em paredes que estejam em processo de abandono/degradação. Como é que a ideia irá continuar em funcionamento após o término do financiamento MUNDAR? Como explicado anteriormente, as visitas têm como objectivo gerar receitas que irão servir para a sustentabilidade do projecto. A própria venda de merchandising, o aluguer dos aparelhos áudio e as visitas guiadas, serão fontes de receita de forma a realizar a manutenção e o aumento da galeria de arte urbana da Torre De que forma será agendada a implementação da ideia? Março - Orçamentos e aquisição dos materiais de áudio e de pintura; Abril - produção dos materiais de "merchandising", conteúdos multimédia (áudio das visitas, promos de vídeo de divulgação, recolha de imagens para documentário); Maio - Disponibilização do material áudio e visitas guiadas nos meses subsquentes; Inicio do processo de produção para a pintura da empena; Junho - Início da implementação da obra em empena; Julho - Documentário. De que forma será divulgada a ideia? A ideia irá ser divulgada junto de parceiros institucionais ligados ao turismo em Cascais e em plataformas digitais (Facebook, Web page, Instagram) da CMC, Junta de Freguesia e Take.it.E6G. Criação de páginas da Galeria de arte urbana do Bairro da Torre. Produção de vídeos "promo" do projeto e produção de um documentário sobre este processo.

Apoie esta ideia: CONTACTAR
Despesas Plataforma articulada 600 Materiais pintura 700 Material multimédia 600 Material de serigrafia 250 T-shirts 250 Logistica 100
Solicitado ao Mundar 2500 Apoios Locais Assegurados 0 Verba por Angariar 0 Orçamento Global do Projecto (1+2+3) 2500
Outros Elementos